Angelina Jolie: Por trás das câmeras



Vídeos da entrevista
Angelina Jolie: Respondendo perguntas pessoais
Angelina Jolie: O rosto, a fama
Angelina Jolie: Por trás das câmaras
Angelina Jolie sobre seu pai
Jolie sobre atuar: "Não gosto como eu gostava antes"
Angelina Jolie fala sobre os tablóides
Angelina sobre seu futuro

Ela pode muito bem ser a mais fotografada, a mais reconhecida e mais bem paga de Hollywood. Ela é certamente o alvo número um dos paparazzi em toda parte. E é assim que muitos americanos a conhecem. Ela é frequentemente chamada de "a mulher mais bonita do mundo", mas Angelina Jolie tem trabalhado duro para provar que é muito mais do que isso. Insatisfeita em ser apenas uma estrela de cinema, ela agora se arriscou em dirigir um filme que ela mesma escreveu sobre a Guerra da Bósnia. Ela fala abertamente há Bob Simon sobre carreira, família, e os "tempos mais escuros", que ela deixou para atrás.

Mas a Angelina que nos encontramos foi bem diferente de tudo isso. Para começar, ela apenas escreveu e dirigiu um filme sobre um assunto muito sério. Vai ser lançado no próximo mês e ela nem sequer aparece nele.

Pela primeira vez, Angelina passou para trás das câmeras, onde, diz ela, se sente mais confortável.

Nós encontramos com ela na cidade indiscutivelmente linda de Budapeste, que é onde ela gravou a maior parte do filme " In the Land of Blood and Honey".

Angelina Jolie: Nós viemos aqui para Budapeste por questões de logísticas e financeiras porque este é um filme pequeno.

Pode ser um filme pequeno, mas olhe para ele, trata-se de um assunto pesado - a guerra na Bósnia - que foi travada no início dos anos 90, matou pelo menos 100 mil pessoas e trouxe a limpeza étnica para a Europa pela primeira vez desde Hitler.

Bob Simon: O que os seus amigos e colegas disseram quando você falou: 'Ei, eu vou dirigir um filme sobre a guerra na Bósnia. "

Jolie: Eu acho que as pessoas que me conhecem de verdade não se surpreenderam. Mas eu acho que todos eles pensaram que era um pouco louco. Acho que todo mundo ainda pensa que é um pouco, você sabe não é, eu ainda acho que é louco.

Simon: Você poderia ter feito uma comédia leve ou um filme de ação.

Jolie: Eu acho que seria terrível, com uma comédia.

Não há dúvida nenhuma que não existe humor neste filme sobre uma mulher muçulmana chamado Ajla que conhece e se apaixona por um sérvio chamado Danijel. Após a guerra ter começado, bósnios são torturados e presos pelos sérvios e Danijel, um capitão sérvio, torna-se carcereiro de Ajla.

Jolie: Este é um prédio lindo. Não são lindos?

Simon: Sim. Você fez coisas horríveis acontecerem aqui dentro.

Jolie: E coisas bonitas também.

Angelina filmou as cenas da prisão no museu de Budapeste e ela dependia muito de seus atores. Todos eles vêm da antiga Iugoslávia. Ela deixou que eles reescrevessem cenas e falarem sua língua nativa, que será lançado com legendas em Inglês nos Estaados Unidos. Angelina disse que queria fazer o filme o mais realista possível.

Jolie: Todos nós discutimos sobre cada fala do filme, cada cena e nos certificamos de que estava sendo bem autentico e verdadeiro. Então todos juntos me ajudaram a entender e complementar o roteiro.

Enquanto estávamos realizando a entrevista, Angelina deu ao elenco uma pequena previa do trailer e eles pensaram que ela refletia a realidade da guerra.

Goran Kostic e Zana Marjanovic que são o casal central no filme falaram a respeito.

Zana Marjanovic: Pessoas que conheço, amigos e familiares nunca pensaram em suas vidas e tudo o que poderiam ser tirados deles.

Goran Kostic: Ela (Ajla ) vai para o lugar onde eu estou e descobre quem eu sou, isso afeta o que somos, suponho. É muito pessoal.

Outros podem achar a trama implausível - um caso amoroso entre uma prisioneira muçulmana e o comandante dos sérvios na prisão, onde as mulheres são estupradas todos os dias é algo diferente. Algumas mulheres bósnias que tinha passado por situações extremas na época, acharam o filme desagradável. O governo bósnio até chegou a retirar temporariamente a permissão para Angelina filmar lá.

Simon: Você entrou em um campo minado. Quando você estava escrevendo o roteiro, você percebe que cada passo que você dava, havia uma mina no seu caminho?

Jolie: Eu não sabia que ia ser tão sensível. Tudo estava sendo feito com muito cuidado.

Mas Angelina reafirma: "Lembre-se, é um filme, uma história de amor, não um documentário."

Simon: Há um monte de momentos calmos, mais há também um monte de brutalidade.

Jolie: Há um monte de brutalidade.

Simon: Muito mais do que já houve em um filme que você participou

Jolie: Sim. Isso é verdade.

Ela atuou em mais de trinta filmes e entre os mais conhecidos destaca-se em primeiro lugar, "Gia" - sobre uma modelo viciada em drogas, onde se sentiu nervosa e realista. Angelina, cujo os pais se separaram antes dela ter tido experiências com drogas e outras coisas disse que teve essas experiências para entrar em seus papéis.

Ela ganhou um Oscar pelo retrato arrepiante de uma esquizofrênica em "Garota, Interrompida". Mais tarde, ela trocou de personalidade e encarou Lara Croft, uma personagem de vídeo game em Tomb Raider. E desempenhou uma assassina em Sr e Sra Smith, junto com seu companheiro o ator Brad Pitt.

Simon: Você foi perguntada uma vez se queria interpretar uma Bond girl e disse, 'Não.'. Você queria ser James Bond. Bem, você não interpretou Bond, mas interpretou uma personagem no estilo de Bond, Evelyn Salt. Qual é a sua ambição, para quebrar esses estereótipos de gênero?

Jolie: Não é uma coisa que eu fiz intencionalmente, mas quando se trata do meu jeito, é - eu estou ciente disso, foi muito divertido de fazer, especialmente porque eu só tinha meus gêmeos como desafio, eu estava com uma camisola por cerca de sete meses. E eu senti que era a hora de levantar e socar alguma coisa.

Seu filme favorito não é um filme de ação, mas uma tragédia, baseada em uma história verdadeira. Em "O Preço da Coragem", Angelina interpreta Marianne Pearl, viúva de Daniel Pearl, repórter do Wall Street Journal que foi decapitado por terroristas no Paquistão.

Simon: Isso foi um momento que eu nunca vou esquecer.

Jolie: Isso foi a coisa mais difícil que fiz como atriz.

Muitos de seus filmes lhe rendeu mais dinheiro do que elogios. Os críticos têm sido muitas vezes difíceis. Mas alguns diretores adoram falar sobre ela. Clint Eastwood disse que ela é um grande talento, mais prejudicada pelo fato de ter o rosto mais lindo do planeta. Essa mulher já vendeu um monte de bolsas e revistas, mas no início Angelina Jolie teve uma carreira muito diferente.

Simon: Você queria ser uma diretora funerária.

Jolie: Uh-huh, sim.

Simon: E você fez cursos para se preparar.

Jolie: Parece algo muito estranho, excêntrico, e escuro para se fazer. Mas, na verdade, eu perdi o meu avô e eu estava muito chateada com o seu funeral. E assim, nós discutimos que talvez existam maneiras em que toda essa ideia de que quando alguém se vai, a família tem que lidar com essa coisa de passagem e que a morte deve ser abordada de uma maneira diferente. Se esta coisa de atuar não desse certo, era isso que eu iria querer fazer.

Ela pode brincar com isso agora, mas haviam outras coisas assustadoras e perigosas - que ela nos disse que não eram engraçadas.

Jolie: Eu passei por coisas muito pesadas, muitas vezes perigosas, e eu sobrevivi. Eu não morri jovem. Então, eu tenho muita sorte. Há outros artistas e pessoas que não sobreviveram a certas coisas.

Simon: Você fala sobre algo pesado, e tempos escuros. Mais o que você está realmente se referindo?

Jolie: Eu estava esperando que você esquecesse isso. Ah, nada que eu queira entrar em muitos detalhes. Mas eu acho que as pessoas podem imaginar que eu fiz as coisas mais perigosas e eu fiz o pior, por muitas razões, eu não deveria estar aqui.

Simon: Isso é uma frase muito provocante, por muitas razões -

Jolie: Bem, com certeza.

Simon: Você não deveria estar aqui.

Jolie: Você acabou de pensar que essas muitas vezes onde eu cheguei perto de coisas perigosas, foram muitas chances levadas ao extremos, muito longe mesmo.

Seu comportamento estranho estava lá para todo mundo ver - a maneira íntima que ela beijou seu irmão em público, os frascos de sangue que ela e seu segundo marido, Billy Bob Thornton, usavam no pescoço. Angelina admite que ela é levada muitos vezes por seu lado selvagem, mas diz que agora mudou um pouco.

Nos últimos anos ela tem viajado pelo mundo como Embaixador da Boa Vontade para a ONU. Ela visitou mais de 20 países, principalmente para trabalhar com refugiados.

Simon: Você costumava ser uma garota muito má. Agora você é uma embaixadora da ONU. Você é membro do Conselho de Relações Exteriores.

Jolie: Uh-huh.

Simon: Você é uma ativista humanitária. Você sente falta de ser uma menina má?

Jolie: Eu ainda sou uma menina má.

Simon: Sim?

Jolie: Você sabe, eu ainda tenho esse lado em mim, mais ele esta guardado agora. Hoje em dia ele pertence a Brad e a nossas aventuras.

Angelina e Brad Pitt tiveram três filhos juntos. Ela também adotou mais outros três em três países diferentes: Camboja, Etiópia e Vietnã. Os tabloides vivem afirmando que eles vão se separar, e na semana seguinte eles afirmam que eles vão se casar. Angelina afirma que não têm planos para se casar.

Simon: A grande maioria dos americanos sabe porque você está na capa dos tabloides toda semana e cada vez que vão a um supermercado, eles veem você. O que eles estão faltando?

Jolie: Hum, Yeah. Eu não - eu não vejo essas coisas, eu assumo, não sei

Simon: Claro que você faz, você sabe o que são.

Jolie: Eu presumo que eles não estão comigo para saber de tudo. Eles não vivem minha vida, não sabem quem eu sou, não passam o que eu passo no meu dia a dia. Acho isso bastante superficial e muitas vezes errado.

Fazer qualquer coisa em publico tornou-se impossível para ela realizar. Mesmo em Budapeste, só conseguimos almoçar com ela em uma sala reservada de um restaurante. Quando você está com Angelina Jolie, não existe privacidade. Leve seu relacionamento torturado com seu pai, o ator Jon Voight. Na verdade, ele foi à televisão e disse que sua filha tinha problemas mentais graves. Durante anos, Angelina se recusou a falar com ele. Depois que sua mãe morreu, ela começou a vê-lo novamente. Mas dá a sua mãe, Marcheline Bertrand, todo o crédito por estar onde está hoje.

Simon: Sua mãe é uma mulher bonita.

Jolie: Sim, ela é.

Simon: Você é era muito gordinha quando criança.

Jolie: Eu era bochechuda, sim.

Simon: Lábios grandes.

Jolie: Lábios grandes [risos].

Angelina também diz que foi sua mãe que lhe ensinou como criar os próprios filhos. Ao alugar a casa em Budapeste, não fomos autorizados a filmar seus filhos, a menos que você fosse o Jacques o cachorro da família. Ele parecia amar a câmera, quase tanto como a câmera ama Angelina.

Simon: Você está aqui porque Brad está filmando?

Jolie: Uh-huh Sim afirma.

Simon: Você não está filmando nada no momento?

Jolie: Não, nunca trabalhamos ao mesmo tempo.

Simon: O que é melhor, quando Brad está gravando e você está com as crianças -

Jolie: Sim.

Simon: Ou quando você está trabalhando e Brad esta com as crianças?

Jolie: Quando estou em casa com as crianças.

Simon: Mãe em tempo integral os gostaria de fazer mais filmes?

Jolie: Sim, meus filhos, porque é mais fácil. Minha mãe era uma mãe em tempo integral. Ela não tinha tempo para sua própria carreira, sua própria vida, suas próprias experiências, sua própria - você sabe, foi tudo para os filhos.

Simon: E você tenta ser o mesmo tipo de mãe que ela foi?

Jolie: Eu nunca vou ser tão boa mãe como ela era. Vou tentar dar o meu melhor, mas eu não acho que eu poderei ser. Ela era doce e tinha um olhar gracioso. Ela era a pessoa mais generosa e amorosa, ela é melhor do que eu.

Simon: É claro que você pode falar qualquer coisa sobre sua mãe sem chorar?

Jolie: Yeah. Essa é a minha - esse é o meu ponto fraco. Yeah, yeah.

A maior tristeza de Angelina é que sua mãe não vai estar lá para a estreia de "In the Land of Blood and Honey" - um filme que ela suspeita que não terá o mesmo apelo comercial comparado a qualquer coisa que ela já tenha feito.

Simon: Vai abrir em breve.

Jolie: Yeah.

Simon: Nervosa?

Jolie: Eu estou nervosa porque acho que as pessoas não vão entendê-lo.

Simon: Agora se você tivesse que decidir o que faria nos próximos seis meses, você escolheria atuar em um filme ou dirigir um filme, o que você faria?

Jolie: Eu prefiro dirigir.

Simon: Sim?

Jolie: Yeah. Eu adorava ter os holofotes sobre outra pessoa. Eu prefiro muito mais assim .

Angelina já está planejando dirigir outro filme de guerra, dessa vez é sobre o Afeganistão e ela sabe que como diretora sua beleza e suas habilidades de atuação não vão valer a pena, nem mesmo um dólar.

Jolie: É bom. É bom para todos que não se importam.

Simon: É também arriscado.

Jolie: É? Quer dizer, eu acho que arriscado é viver a sua vida e - e nunca tentar quaisquer coisas e nunca fazer algo corajoso e nunca ficar sozinho com medo e ...

Simon: Você está com medo?

Jolie: De um jeito bom sim.

OBS: Se você notarem algum erro na tradução e adaptação do texto por favor poderiam deixar um comentário avisando onde esta para que eu possa corrigir, obrigado.

Comentários