Angelina Jolie em entrevista para a revista DGA

Angelina Jolie concedeu uma entrevista divulgada no final da semana passada, para a revista DGA (Directors Guild of America) do sindicado dos diretores de Hollywood.

Mulher, Mãe, Esposa, Atriz, Diretora, ativista e celebridade internacional, Angelina Jolie Pitt ficou surpresa com o quanto ela adorou estar atrás da câmera nos três filmes de temas fortes que dirigiu. Ela só arregaçou as mangas e começou a trabalhar.

Famosa em Hollywood desde criança, Angelina Jolie Pitt tem trabalhado em diversos setores na indústria do cinema, ela fez sua estreia como atriz aos 7 anos ao lado do pai, o ator Jon Voight em um papel pequeno, como Hal Ashby em Lookin 'to Get Out . Mas o pensamento de dirigir um filme não lhe ocorreu até 2010. Foi quando ela escreveu o roteiro de In The Land Of Blood and Honey (Na Terra de Amor e Ódio) de 2011, uma história de amor sombrio ambientado nos anos 90 sobre a guerra dos Bálcãs. Sua decisão em dirigi-lo, diz ela, foi motivada pelo medo do assunto duro, brutal e complicado do roteiro. "A ideia de que alguém iria interpretar isso de uma maneira errada me assustou", disse Jolie. "Então, por padrão, eu escolhi dirigi-lo eu mesma."

Desde então Jolie já dirigiu o filme biográfico sobre a vida do corredor olímpico Louis Zamperini, intitulado Unbroken (Invencível) de 2014, e By The Sea (sem titulo em português) de 2015, um drama conjugal estrelado por ela e seu marido, o ator e produtor Brad Pitt, que será lançado no outono. Seus três filmes variam estilisticamente, mas todos compartilham de uma seriedade no tom e no assunto. "Provavelmente não é por acaso que os filmes que eu me preocupo em fazer, são sobre as questões que são importantes para mim, histórias que eu quero contar", disse Jolie. "Se você está indo para passar dois anos de sua vida, então que seja algo que tenha importância para você, você tem que estar apaixonada por ele."

Mas antes de fazer sua estreia como diretora a experiência mais prática ela já tinha do outro lado das câmeras, que a estava ajudando a organizar documentos e informações importantes a partir de suas muitas missões de ajuda humanitária. Então, antes de seu primeiro filme, ela embarcou em uma turnê de audições de uma novata de Hollywood, em busca de talentos e supervisores do campo da música, DPs, que quisessem falar com ela. Para cada um ela fez a mesma pergunta: "Quais são os erros mais comuns feitas pelos diretores de primeira viagem?" Foi a partir da editora francesa, Patricia Rommel, que editou dois filmes dela, que Jolie aprendeu a esperar a hora certa antes de dizer "Corta!" para que assim possa filmar o maior numero de cenas incidentais possível. "Ela me disse: 'Grave sempre cenas extras de seus locais, obtenha fotos extras de tudo'", disse Jolie. "'Você não sabe que vai precisar de algo até chegar na sala de edição, ai você percebe que vai precisar de um cabo ou uma ferramenta para uma transição de cena. Se você estiver em uma sala e há uma chaleira fervendo, tire uma foto dela. Não se preocupe se as pessoas vão pensar que você é louca. '"

Rommel também a instruiu a pensar no filme como um todo, não cena por cena. "Ela disse: 'Lembre-se que cada cena não é individual. É a maneira que as cenas se conectam. Se elas vão se conectar a partir de uma grande paisagem para um simples close, deve haver um verdadeiro pensamento por trás delas. Isso é para te ajudar a tentar entender quando você terminar uma cena e começar outra, para você lembrar onde você estava e onde você está indo em seu filme. A partir de um corte para outro, e assim termos isso na cabeça, e não faze-las como peças individuais. '"

Jolie Pitt tem atribuições para dirigir Unbroken "como qualquer filme", lembra ela. "Ouve muitas reuniões, muitos telefonemas, horas de trabalho em storyboards e conversas sobre o orçamento para mostrar que era possível fazer o filme, todas as coisas que um diretor tem que fazer para provar que um filme precisa ser feito e que eles são as pessoas certas para fazê-lo".

O que a atraiu para Unbroken , que foi baseado no livro de Laura Hillenbrand sobre a vida do corredor olímpico e herói de guerra americano, Louis Zamperini, foi a possibilidade de explorar temas de fraternidade, o triunfo do espírito humano e a importância do perdão. Enquanto Unbroken move-se cronologicamente como Zamperini em combate em bombardeiros para o campo de concentração japonês, há flashbacks de sua infância em Torrance, Califórnia. Foi ideia de Jolie usar The Hill (1965), um de seus filmes favoritos para dar a Unbroken um olhar brilhante, limpo, quase antiquado.

Ambos, Jolie e o cinematografista Roger Deakins sentiram que a história de Zamperini foi tão convincente, que favoreceu composições fortes sobre movimentos chamativo da câmera ou metragem portátil. E, embora originalmente Jolie e Deakins tenham planejado gravar Unbroken em celuloide, eles acabaram usando a última geração de câmeras Arri Alexa XT depois de perceber a quantidade de efeitos funcionais que eles estariam fazendo.

Apesar de todos os meses de pesquisa que Jolie fez para Unbroken , ela sabia que o sucesso do filme, em grande parte, seria sobre as sequências de cenas onde Zamperini e sua tripulação de voo se envolvem em combates aéreos aterrorizante contra aviões inimigos. Para ela, isso significava aprender não só para entender sobre storyboards complicados e pré-viz, mas também sobre o mundo do avião que Zamperini voou, o bombardeiro B-24. Ela repetidamente caminhou sobre uma replica de 75 pés usada para as gravações para inspeciona-la. Uma vez que ela trouxe atores substitutos para que ela pudesse ver exatamente onde cada ator seria posicionado. "Eu queria entender como o plano funciona, onde todo mundo teria que estar, o que está acontecendo dentro da cena, como nós iríamos posicionar a câmera dentro do avião, e como nós iríamos movimentar o avião", disse Jolie sobre as cenas que foram filmadas com uma câmera XTM montada em um Micro Scorpio para que pudessem seguir os movimentos frenéticos de um punhado de homens, com os equipamentos operando em um espaço apertado de uma minúscula cabine.

"Isso sempre me frustra, quando eu estou [observando uma sequência de ação] e eu não sei exatamente sobre qual perspectiva estou, e como quando eu não entendo todas as partes em movimento, então é apenas um monte de ruídos ", disse Jolie. Ela também tinha que estar atenta ao fatos de que eles estavam com um calendário apertado e eles tinham apenas o orçamento para construir um avião de tamanho normal. Para fazer com que pareça real, eles tiveram que mudar os painéis. "Tínhamos de ter a certeza absoluta de que nós estávamos gravando cada dia e como nós iríamos fazer, porque uma vez que o avião afundasse, ia ser o fim de tudo."

Quando se trata de seu elenco, Jolie acredita em passar muito tempo com eles, se reunir com cada um individualmente, identificando a sobreposição entre ator e personagem, familiarizando-se com o seu processo individual. "Uma coisa que eu aprendi como atriz foi que cenas precisava ser ensaiada e que os atores são bons com ensaios, e que aprendem com eles a ganhar experiência, porque sem isso eles começam a duvidarem de si", disse Jolie, que também usa o seu conhecimento para se aproxima e traçar estratégias sobre o desempenho. "Eu mantive Jack e Miyavi separado tanto quanto eu pude", diz ela referindo-se a Jack O'Connell que interpreta Zamperini e a estrela de rock japonês Miyavi que interpreta o comandante sádico Watanabe. "Eu sabia que se eles tivessem se conhecido antes das gravações, eles seriam amigos. Eu sabia que era importante que houvesse uma distância."

Parte do seu estilo de trabalho tem a ver com lembranças do tipo de diretor que ela não tem paciência de trabalhar quando ela atuando em um filme (despreparados, indecisos, indiferentes à delicadeza do processo dramático). Mas ela também se baseou em sua própria memória observacional para se educar sobre a direção, tendo trabalhado e assistido muitos dos grandes nomes incluindo John Frankenheimer (George Wallace) e Clint Eastwood (A Troca). "Eu não faço uma tomada", diz ela fazendo referência a tendência de Eastwood em gravar muito rapidamente. "Mas eu não faço muitas tomadas, ao menos que um ator queira. Eu sou muito clara, quando eu estiver pronta para gravar, eles devem estar prontos para irmos e conseguir este feito."

Nenhuma grande preparação ou lembrança de trabalhos de diretores lendários, poderia salvá-la do nervosismo antes de seu primeiro dia no set de In The Land Of Blood And Honey. "Eu estava tão nervosa por muitos motivos", disse Jolie, que antes das filmagens perguntou o elenco, (muitos dos quais eram bósnio e tinha lembranças frescas da guerra, muitas vezes, de diferentes lados) se eles poderiam contribuir com o máximo de detalhes de suas vida quanto possível. Situado na cidade de Sarajevo que foi devastado pela guerra, Blood and Honey narra a caso entre Danijel (Goran Kosti'c), um soldado lutando pelos sérvios da Bósnia, e Ajla (Zana Marjanovic), uma bósnia mantida em um campo de prisioneiros de mulheres, onde as prisioneiras são rotineiramente espancadas e sexualmente agredidas por seus captores. No primeiro dia em sua nova carreira de diretora, Jolie planejava filmar uma cena em uma longa tomada: oficiais sérvios puxando mulheres bósnias de um ônibus, tirando-lhes todos os seus pertences, enquanto o resto das prisioneiras assistem em terror, uma mulher é brutalmente estuprada. Quando Jolie veio primeiramente com a ideia, ela pensou nisso como um modelo pronta a ser seguido. "Eu pensei, 'Isso vai chocar todo mundo para a realidade do filme, e vai nos unir." Depois disso eu pensei, 'Estas são pessoas que foram emocionalmente afetadas por esta guerra. Esta é uma boa ou uma má ideia.' "

E não foi até que ela viu o elenco relaxando juntos durante uma pausa, conversando, e chutando uma bola de futebol, foi ai que ela percebeu que sua abordagem ousada tinha funcionado. De seus anos de experiência como atriz ela sabia que o melhor conjunto é aquele em que todos, desde o ator principal até os figurantes se sentem unidos em um único objetivo. "Eu não sou alguém que quer estar em um set onde tem gritaria e todo mundo se sente sob coação, você quer construir uma família feliz", disse Jolie. "Este foi um dia que não era sobre a cena ou quantos temos ou quanto tempo levou ou os ângulos da câmera. Era sobre 'O que estamos fazendo aqui? Será que estamos aqui para sentirmos alguma coisa juntos e fazer algo juntos? ou "Será que é apenas a coisa técnica que eu quero?" Eu não sou essa pessoa. Acho que algo grande pode acontecer quando você traz as pessoas certas e é um sentimento muito especial. Então eu senti que no primeiro dia e eu estava muito animada ".

Estabelecer uma vibe no set é difícil para qualquer diretor, para não mencionar uma estrela de cinema de alto perfil que chega ao local, é recebidos por um elenco e equipe que podem primeira considerá-la não como sua líder destemida, mas como a esposa de Brad Pitt, mãe de seis filhos, e uma presença onipresente na mídia. Mas Jolie parece não se incomodar quando questionado sobre como ela lida com a bagagem de ser uma celebridade, talvez seja porque em seu papel de Enviada Especial da ONU ela tenha viajado para campos de refugiados em partes remotas do mundo, Jordânia, Quênia, Iraque, lugares onde se misturar com pessoas é uma necessidade. "Eu acho que as pessoas te veem como você se apresenta a elas", disse Jolie. "Se você está lá, está lá para arregaçar as mangas e trabalhar duro, você tem um monte de ideias e você está lá para ajudar a resolver problemas, então você se torna essa pessoa para eles."

Para o seu mais recente filme, By The Sea , que ela também escreveu, Jolie poderia ignorar o meet-and-greets com pelo menos dois de seus atores. Ela protagoniza o filme com Pitt. É sobre um casal profundamente infeliz em férias na França, que se envolvem com um outro casal de noivos que estão hospedados no mesmo hotel que eles à beira-mar. "Eu estava dirigindo a mim mesma e a ele em uma cena onde nós estamos tendo uma briga, e eu estou puxando suas roupas, e ele vem em direção a mim para me agredir, naquele momento quando um está frustrado com o outro e faz coisas sem pensar, isso foi muito pesado ", disse Jolie. "Depois disso nós ficamos brincando que toda a equipe parecia que estava vivendo em uma casa onde os pais estavam lutando e você não sabe onde ficar ou para onde olhar."

Filmado em Malta com uma equipe e elenco, principalmente europeu, By The Sea foi filmado pelo diretor de fotografia austríaco Christian Berger ( A Fita Branca ) que trouxe um Cine Reflect Lighting System para o filme. "Na verdade, há muito pouca luz técnica nas cenas", disse Jolie sobre o sistema que envolve o uso de "paniflectors" para iluminar os atores. "É tudo baseado no uso de uma fonte externa de luz e refletores, usando uma placa branca, na frente dos atores. E eu tinha vontade de trazer isso para o filme. Você não está consciente sobre a luz e assim você também não está consciente de ficar sobre a luz ou como você olha. Isso me fez atuar de maneira diferente e me fez dirigir de forma diferente também. "

Descrito por Jolie como "um filme de arte, o tipo de filme que eu gostaria de ver, mas não algo que eu normalmente estou no elenco," ela não está ansioso para dirigir um filme como By The Sea tão cedo. "Estamos orgulhosos de nós mesmos para sermos corajoso o suficiente para experimentá-lo", diz ela, acrescentando que ela e Pitt o gravaram durante sua lua de mel. "Eu acho que By the Sea foi o filme mais difícil para mim, porque não era apenas uma questão de dirigir. É algo que eu provavelmente não vou fazer muito. "

Seu próximo filme, África , se encaixa mais confortavelmente em seu tópico de mini-obras, sobre retratos da humanidade real, onde ela mergulha de cabeça antes de começar a dirigir. É sobre a vida do paleoantropólogo lendário e militante conservacionista Dr. Richard Leakey contra caçadores de marfim no Quênia. Ela o chama de seu "próximo grande desafio." "Eu nunca trabalhei com elefantes e leões antes, então eu tenho feito muitas pesquisa sobre isso, sobre como filmar tecnicamente os animais", diz ela, que também está acompanhando e ajudando no processo de criação do roteiro junto com Leakey e sua esposa, para se certificar de que ela vai contar a historia corretamente.

Embora Jolie diz que "não procura trabalhos pensando no gênero sexual do diretor," as estatísticas na sua própria carreira de 33 anos como atriz fala por si: Interpretar uma adolescente rebelde chamada Legs Sadovsky no filme Foxfire de 1996, dirigido por Annette Haywood-Carter, mostra que essa foi a única vez que ela apareceu em um filme que não foi dirigido por um homem. "Há muitas diretoras em Hollywood, e eu amaria trabalhar com elas. Eu não foco no lado negativo. Eu penso sobre as outras mulheres [diretoras] tentando encontrar maneiras de trabalharem juntas,  é só se concentrar em tudo o que está acontecendo e imaginar que isso vai continuar bem e vai crescer ".

Logo no início das gravações de Blood and Honey , um pensamento ocorreu a Jolie: "O que me surpreendeu sobre dirigir é o quanto eu adorei e como estou feliz de estar no set. Eu adoro trabalhar na parte da manhã, foi ai que eu percebi que eu nunca amei atuar. Eu não amo estar sentada na cadeira do cabeleireiro e na maquiagem. Eu não amo estar no figurino. Para mim, a coisa mais estranha nisso é que eu passei a maior parte da minha vida nesse ramo de negócio, e porque eu tive a sorte de me tornar bem sucedido eu nunca questionei se eu me senti feliz, descobri mais tarde que eu sou muito mais feliz na direção".

Fonte DGA

Comentários