Entrevista com o diretor de fotografia do novo filme de Angelina Jolie

Anthony Dod Mantle, diretor inglês de fotografia do próxima filme de Angelina Jolie e Rithy Panh, First They Killed My Father, trabalhou em filmes como 28 Days Later, Dredd, O Último Rei da Escócia e Slumdog Millionaire, para os quais ele ganhou um Oscar. Na semana passada, ele tirou um tempo de um projeto que ele está trabalhando na Rússia com Oliver Stone para conversar com Alessandro Marazzi Sassoon a respeito de sua experiência de trabalhar no drama histórico sobre o regime do Khmer Vermelho, uma adaptação do livro autobiográfico de Loung Ung.

Você já trabalhou em vários filmes importantes antes. Como foi essa experiência diferente?

A: Quando você sai de dentro do conforto de um avião, para o meio de um campo de arroz no Camboja, três dias antes das filmagens começarem - sim, era diferente. Eu estou acostumado a fazer filmes maiores, e eu considero este de certa forma um "grande-pequeno filme" ou um "pequeno-grande filme". Eu comecei a filma-lo com três ou quatrocentos atores figurantes ao fundo no primeiro dia, enquanto eu conhecia Angelina, que era uma pessoa que eu ainda não conhecia, e também conheci toda a equipe que eu não conhecia. Achei que ela era muito como um irmã, e me sentia artisticamente muito próxima dela.

Q: Assim, com pouco tempo para se preparar, você foi encarregado de ajudar a retratar a historia de Loung Ung sobre um dos menos compreendidos episódios de atrocidade em massa na história. O que guiou o seu trabalho?

A: Quando você acha que provavelmente a maioria dos cambojanos em Phnom Penh não tiveram três dias, mas três horas para se preparar para evacuar Phnom Penh. . . Em muitos aspectos, era uma historia de algo muito mais sério. Assim, meus problemas eram muito classe média e pequenos em comparação com o que foi um dos mais sombrios capítulos não resolvidos na história mundial.

Sobre o tema da preparação, obviamente Angelina tinha algumas idéias - e o filme foi guiado por esse extraordinário par de olhos que pertenciam a Loung Ung, a garota extraordinária nesta jornada. Então, o que decidimos foi tentar encontrar uma maneira conceitual e prática de contar a história de maneira poética e honesta. . . Do ponto de vista desta menina. Do seu espaço, da cabeça, dos olhos.

Q: Como diabos você conseguiu colocar a câmera para baixo a uma altura e ver o mundo do ponto de vista de uma criança quando você tem 500 pessoas na frente da câmera?

A: Basicamente, concordamos que tínhamos de trabalhar para fora [desse ponto de vista] e houve muito, muito pouco diálogo no filme. É como um poema, um poema emocional para que a câmera, juntamente com o som e a forma como orquestramos os movimentos, as luzes e a escuridão, que é o que o filme é. Quando você vê do ponto de vista de uma criança. . . Tanques e soldados vêm para baixo na rua em sua direção, quando você está no meio de um jogo de amarelinha na calçada. . . Você tem que saber como entender isso. Angelina me encorajou, e todos nós, a permanecermos muito fortes com esse conceito de experimentar as coisas do ponto de vista de Loung.

Q: Como você "fez sua lição de casa" nesses três dias para se preparar?

A: Três dias em um hotel muito agradável em Siem Reap cercado pelos filmes de Rithy Panh, [estudando] na internet e com livros. Obviamente, eu sabia historicamente sobre Pol Pot, e eu sabia sobre os bombardeios americanos no Camboja. Eu não tinha sido capaz de sentir a profundidade da cicatriz em um país como o Camboja até que cheguei em Siem Reap. Eu só espero que este filme dê algo de volta para o povo cambojano. Minha outra experiência da guerra, como tal, foi um filme, um filme muito americanizado não um filme ruim, mas um filme muito diferente - The Killing Fields. . . Mas o que era tão bonito sobre a ideia de Angelina é que você está tentando fazer este produto caseiro. Acho que este filme se encaixa no seu oratório e seu perfil político mais do que qualquer filme que ela fez até agora.

Q: Como você descreveria a estética do filme - dado que como DP é onde você mais deixa suas impressões digitais?

A: Angelina e este filme são tanto sobre a câmera e a confiante percepção suave de uma câmera restrita [e] uma descrição restrita de violência. Todos nós sabemos o quão violentos e terríveis foram estes anos no Camboja. Mas a maneira como o fizemos é uma tarefa muito interessante para qualquer cinegrafista. Estar tentando dizer algo terrível da maneira mais gentil possível.

Eu acho que teria sido errado se fossemos diretamente para a violência visual extrema. É melhor desvendar lentamente - [como] a mente de uma criança lentamente chega a um acordo com o desenrolar. Uma criança está apenas observando e tentando entender o que é brincadeira e o que não é. O que são essas armas? Por que as pessoas estão correndo? Angelina foi muito responsável ao me segurar, dizendo: "leve com calma, não muito sangue, não muita violência. Vamos tentar controlar isso suavemente. "Eu acho que ela estava certa em fazer isso.

Eu costumava ter arrepios na minha coluna com o final, emocionalmente, mesmo estando em um processo técnico. Eu tive arrepios e lágrimas nos meus olhos no final e isso é muito incomum para mim. Há algo muito interessante e sublime para mim sobre a última parte do filme. É metafísico, e eu acho que é isso que os filmes devem ser e é muito raro aqueles que são. Se torna uma viagem sensual e emocional.

Q: Quais conselhos você tem para os jovens cambojanos tentando deixar sua marca na indústria cinematográfica?

A: Se há uma parte do mundo que tem tantas histórias inacreditáveis ​​para dizer, é o Camboja. Para as jovens vozes que, naturalmente, querem aprender técnica profissional e a linguagem de fazer filmes [mas não têm acesso] então [eles deveriam] sair de seus iPhones e começar a contar histórias. É muito importante entender que se você estiver em um país onde você acha que há histórias para contar, tenha a coragem de falar sobre elas. A história do Camboja tem sido sobre calar as vozes, tirar a liberdade de expressão, mascarar a visão das pessoas. Agora é uma nova época no Camboja e há novas pessoas crescendo e seus olhos e suas vozes são fortes e é isso que você precisa.


Fonte: Phnom Penh Post

Comentários