Por trás das câmeras do novo filme de Angelina Jolie no Camboja

Loung Ung tinha 5 anos em 1975, quando os soldados marcharam para a cidade. "Naquele dia, eles estavam sorrindo", disse a ativista dos direitos humanos. "As pessoas estavam gritando:" A guerra acabou! A guerra acabou! " Eu não sabia que estávamos em uma guerra. Mas eles estavam vestindo camisas e calças pretas, e isso era diferente para nós, porque o Camboja é uma cultura muito colorida, nós usaríamos cores brilhantes. Meu primeiro pensamento foi: 'Se eles são tão felizes, por que eles estão todos usando preto? "

Ung descobriu muito rapidamente, para a tristeza dela, que esses libertadores aparentes começaram a torturar e matar qualquer pessoa considerada uma ameaça, incluindo artistas e intelectuais e, finalmente, seu pai, um policial militar. "Nos três anos, oito meses e 20 dias, seguintes, eu viria a entender por que eles estavam de preto", diz ela.

Demorou décadas antes que Ung estivesse pronta para contar sua história em uma biografia, mas no ano 2000, chegou o livro Primeiro Mataram Meu Pai: Uma Lembrança da Filha do Camboja. E nem mesmo ela esperava ver seu livro se tornando um filme, e muito menos um dirigido por Angelina Jolie. (O filme está agora no Netflix e é a escolha do Camboja, para a categoria de Filme Estrangeiro no Oscar do próximo ano.)

A atriz estava no Camboja filmando seu primeiro filme da franquia Tomb Raider, quando o livro de Ung foi publicado, então Jolie entrou em contato com ela. As mulheres se encontraram na cidade de Battambang, onde Jolie agora tem uma casa e uma organização sem fins lucrativos. "Nós estávamos trabalhando com refugiados que tinham voltado do exílio e na desminagem da região", diz Jolie, observando que as minas terrestres foram espalhadas por todo o país após a queda do Khmer Vermelho em 1979. "Nós nos encontramos com diferentes escolas e vítimas. Em um ponto dissemos: "Vamos até o campo, para vermos e aprendermos". "

A dupla então subiu em suas motos, atravessaram riachos, onde Ung "ensinou-me a fazer uma sanguessuga e pegar rãs", lembra Jolie. Em um ponto, elas ficaram refugiadas em um templo, por causa de uma forte tempestade e dormiram em redes sob as árvores. "Falamos [profundamente] durante a noite", diz Ung. "Eu fiquei muito impressionada quando Jolie mencionou sua intenção de adotar uma criança cambojana e me perguntou como eu me sentia sobre isso".

Sua longa amizade, bem como o amor incondicional de Jolie pelo Camboja, além de sua decisão de adotar um bebê cambojano (Maddox Jolie-Pitt, agora com 16 anos e produtor executivo do filme), foi o preparo ideal para o caminho que levou Jolie a decidir transformar os memórias de Ung em um filme. Mas neste estágio inicial, ela admite, a vontade de ser diretora não tinha passado por sua mente. "Eu fui criada para ser uma atriz", ela explica. "Nunca pensou em: " Você deveria ser uma diretora ". Mesmo na minha família muito progressista, meu irmão foi encorajado a dirigir e eu fui encorajada a atuar ".

Depois de sua primeira experiencia atrás da câmera em 2011, no longa "Na Terra de Amor e Ódio: "Eu percebei que realmente gostava de dirigir, e então pensei no que era importante para mim, e era o livro de Ung".

Ainda assim, depois que a dupla colaborou na elaboração do roteiro, Jolie atrasou as filmagens, pois estava determinada a não gravar, até Maddox estar preparado para embarcar nessa jornada ao seu lado. Em vez disso, ela assinou contrato para dirigir Invencível de 2014 e À Beira Mar de 2015, foi só então que Maddox, seu filho adolescente, lhe disse que estava pronto. Nesse ponto, ela contatou o chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, e propôs o financiamento. "Eu pensei que seria $ 12 ou US $ 13 milhões", disse ela, "mas acabou sendo $ 22 milhões", parte disso bancado pela própria Jolie.

Em novembro de 2015, começaram as gravações que duraram 50 dias, tendo como plano de fundo, as cidades de Battambang e Phnom Penh, no Camboja. Jolie teve a ajuda do produtor local Rithy Panh, cujo arquivo de documentos e fotografias se revelou uma fonte inestimável de pesquisa, assim como suas próprias memórias de adolescente durante os anos do Khmer Vermelho, que foram uteis para fornecer detalhes da vida naquela época. "Por exemplo", diz o designer de produção, Tom Brown, "as pessoas que eram entregues ao Khmer Vermelho mantinham uma colher ao redor de seus pescoços, porque não sabiam quando iriam comer. As pessoas também foram convidadas a entrar na floresta para encontre corantes vegetais para tirar toda a cor de suas roupas e torná-las pretas. Isso está no filme".

Quando se tratava de filmar em um país sem uma infraestrutura cinematográfica, os detalhes eram uma coisa, e a logística era outra. Os equipamentos tiveram que ser embarcados na Tailândia; foram contratados figurantes, 3.500 por dia para as cenas mais importantes; os campos de arroz foram plantados em diferentes estágios para remeter o passando; escolas especiais precisaram ser criadas para as crianças; e algumas áreas tiveram que ser desminadas.

Depois, havia os répteis e insetos. "Tarantulas e cobras", lembra Jolie. "Nós matamos algumas cobras e a comemos. Isso faz parte da cultura, há um bom restaurante de insetos". Ela e sua família ainda aprenderam a cozinhar répteis.

Alguns membros-chaves da equipe de Jolie entraram no último minuto, incluindo o diretor de fotografia, Anthony Dod Mantle ( Slumdog Millionaire ), vencedor do Oscar . Seu primeiro trabalho: "Tivemos que descobrir como manter essa ideia do ponto de vista", diz ele, referindo-se ao desejo de Jolie de que o filme, passassem em todos os momentos, a sensação de experimentar o mundo através dos olhos de uma criança. "A ideia era desenvolver uma pequena plataforma, que eu poderia segurar com a mão de maneira bastante estável e ainda fazer movimentos ágeis com a câmera".

Filmar em uma selva significa que doença poderia atrapalhar os planos mais bem planejados. "Estávamos gravando em um calor intenso, e havia pessoas desmaiando, caindo, vomitando", diz Mantle.

Tão difícil quanto os desafios físicos eram os emocionais. "Muitas pessoas mais velhas foram vítimas da guerra", observa Jolie. "Nós percebemos que precisávamos de um terapeuta no set". Ela estava profundamente ciente de que muitos dos moradores locais não estavam acostumados a ver equipes de filmagens; alguns confundiram a ficção com a realidade. "Tivemos cenas onde grupos de soldados do Khmer Vermelho andam armados pelas ruas", diz ela. "Nós tínhamos pessoas caindo de joelhos aterrorizadas, mesmo que tentássemos avisá-las que não era real".

A diretora estava ansiosa sobre como Sareum Srey Moch, uma garota local de 9 anos de idade que foi escolhida para ser a jovem Ung, lidaria com algumas das cenas emocionais. "Eu disse a ela:" Nunca se faça rir e nunca se faça chorar ", diz Jolie. "Eu quero que você apenas escute e seja, e você nunca pode fazer nada de errado". (Os entrevistados para esse artigo, rejeitaram fortemente a alegação de que qualquer criança foi explorada emocionalmente, como alegava um artigo da Vanity Fair).

Para Ung, que tinha vivido a história, havia apenas um momento em que suas emoções se afloraram. "Surpreendentemente, não foram as cenas de guerra", diz ela. "A cena que me emocionou muito, foi a da família sentada para o jantar. Na minha cultura, toda vez que você celebra uma festa em grupo, você deixa pratos vazios para os membros da família que estão lá em espírito. Então, ver uma cena como essa, onde a família estava reunida na mesa, era quase como se eles tivessem voltado à vida ".

Fonte: THR

Comentários

Tayná disse…
Vi o ensaio fotográfico delas bem legal.
bap disse…
Canadian Forces

@CanadianForces

#DefenceTeamNews: PM, MND, and Angelina Jolie highlight peacekeeping pledges from #PeaceConf17
11:48 AM - Nov 27, 2017

https://twitter.com/CanadianForces?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Ffussyeye.blogspot.com%2F